

A 1ª edição do seminário UP teve como tema “Análise pragmática sobre o ”P” do ESG: Como o Investimento Social Privado pode ser uma ferramenta eficaz de promoção do desenvolvimento humano (Pessoas)”.
Nesta edição, o UP foi dividido em 2 painéis, que abordaram o assuntos diretamente relacionados ao tema do ano, com amplo espaço para perguntas e respostas, uma vez que um dos objetivos do seminário foi produzir um position paper que serviria de referência para as empresas e investidores sociais.
Vídeo de abertura
Painéis
Salvem os humanos
A sociedade contemporânea está obcecada com temas ligados ao meio-ambiente e aos cuidados com os animais. Na verdade, temos a tendência de considerar que o Planeta Terra está à nossa disposição e nos esquecemos que somos parte da Natureza que habitamos, e não usuários. As consequências desta armadilha da pobreza aparecem mais claramente em reações da própria Natureza, como os efeitos da mudança climática, mas que são apenas sintomas de um problema maior nosso.
O setor privado tem a vocação e a oportunidade de desempenhar um papel de liderança na agenda de promoção do desenvolvimento humano e, consequentemente, de construirmos um mundo mais humano. Mas, para isso, precisa rever e reposicionar suas estratégias de investimento social corporativo, pois é praticamente uma unanimidade que o “S” é o aspecto mais complexo da agenda ESG e, em consequência, muitas vezes relegado a um segundo plano. O “S” (Pessoas), precisa ser o prioritário e o mais urgente, porque entendemos que sem o desenvolvimento pleno das Pessoas o “E” e o “G” não se realizam de forma sustentável, apenas paliativa.
Neste painel vamos discutir juntos quais os principais elementos e comportamentos precisam ser revistos e aperfeiçoados para que os investimentos sociais das empresas gerem impacto sustentável e que contribuam para a redução das desigualdades de oportunidades e para o combate ao problema da armadilha da pobreza.
Urgência não é sinônimo de Pressa!
Qualquer revisão e reposicionamento de estratégias vai requerer mudanças na maneira como as empresas vão comunicar seus investimentos sociais, o que também deve demandar novas perspectivas e compreensões sobre o que é impacto e sucesso de uma iniciativa. Ou seja, o esforço interno de revisão das estratégias de investimento social vai exigir que saibamos comunicar isso da maneira adequada para os clientes, colaboradores e membros do Conselho, algo essencial para que as novas políticas tenham adesão e paciência (tempo) para que gerem os resultados transformadores.
Neste painel vamos abordar aspectos relacionados à definição de impacto e de sucesso em projetos transformadores e discutir possibilidades e elementos essenciais para tornar possível uma comunicação interna e externa que auxilie na construção de uma sustentabilidade para as novas estratégias de investimento social.