A 1ª edição do seminário UP terá como tema “Análise pragmática sobre o ”P” do ESG: Como o Investimento Social Privado pode ser uma ferramenta eficaz de promoção do desenvolvimento humano (Pessoas)”.
Nesta edição, o UP será dividido em 2 painéis, que abordarão assuntos diretamente relacionados ao tema do ano, com amplo espaço para perguntas e respostas, uma vez que um dos objetivos do seminário é produzir um position paper que sirva de referência para as empresas e investidores sociais.
Painel da manhã
Salvem os humanos
A sociedade contemporânea está obcecada com temas ligados ao meio-ambiente e aos cuidados com os animais. Na verdade, temos a tendência de considerar que o Planeta Terra está à nossa disposição e nos esquecemos que somos parte da Natureza que habitamos, e não usuários. As consequências desta armadilha da pobreza aparecem mais claramente em reações da própria Natureza, como os efeitos da mudança climática, mas que são apenas sintomas de um problema maior nosso.
O setor privado tem a vocação e a oportunidade de desempenhar um papel de liderança na agenda de promoção do desenvolvimento humano e, consequentemente, de construirmos um mundo mais humano. Mas, para isso, precisa rever e reposicionar suas estratégias de investimento social corporativo, pois é praticamente uma unanimidade que o “S” é o aspecto mais complexo da agenda ESG e, em consequência, muitas vezes relegado a um segundo plano. O “S” (Pessoas), precisa ser o prioritário e o mais urgente, porque entendemos que sem o desenvolvimento pleno das Pessoas o “E” e o “G” não se realizam de forma sustentável, apenas paliativa.
Neste painel vamos discutir juntos quais os principais elementos e comportamentos precisam ser revistos e aperfeiçoados para que os investimentos sociais das empresas gerem impacto sustentável e que contribuam para a redução das desigualdades de oportunidades e para o combate ao problema da armadilha da pobreza.
Palestrantes
Moderador: Aldemir Drummond, Fundação Dom Cabral
Painel da tarde
Urgência não é sinônimo de Pressa!
Qualquer revisão e reposicionamento de estratégias vai requerer mudanças na maneira como as empresas vão comunicar seus investimentos sociais, o que também deve demandar novas perspectivas e compreensões sobre o que é impacto e sucesso de uma iniciativa. Ou seja, o esforço interno de revisão das estratégias de investimento social vai exigir que saibamos comunicar isso da maneira adequada para os clientes, colaboradores e membros do Conselho, algo essencial para que as novas políticas tenham adesão e paciência (tempo) para que gerem os resultados transformadores.
Neste painel vamos abordar aspectos relacionados à definição de impacto e de sucesso em projetos transformadores e discutir possibilidades e elementos essenciais para tornar possível uma comunicação interna e externa que auxilie na construção de uma sustentabilidade para as novas estratégias de investimento social.
Palestrantes
Denise Hills
Executiva e uma das principais referências em Sustentabilidade empresarial do Brasil, com larga experiência em Estratégia, Planejamento de Negócios, Inovação e Sustentabilidade, especialmente em ODS, Mudanças Climáticas, Direitos Humanos, Empoderamento Feminino, além de escritora e membro de diversos Conselhos.
Professora associada da Fundação Dom Cabral na área de Estratégia
Quando: 20 de agosto, 2024
Horário: 08 às 17h
Onde: Cinemark, Sala 1, Shopping
Cidade Jardim, São Paulo, SP