top of page
Faixa_1 (1).gif
Utopia_Pragmatica_IPTI_edited.png

A velocidade de crescimento da população humana e do seu impacto no Planeta Terra tem gerado consequências que desafiam nossa capacidade de gerar soluções e mesmo a nossa sobrevivência. A Humanidade nunca chegou a níveis tão elevados de capacidade de destruição em massa, de imigração e de desigualdade social, quanto o que vivenciamos neste momento. A principal razão para termos chegado neste ponto é termos perpetuado nosso aprisionamento numa armadilha da pobreza, aqui compreendido não na perspectiva financeira, mas humana. 

 

Todas as grandes mudanças que ocorreram na nossa história foram resultado de um total esgotamento da capacidade de manutenção do status quo anterior, geralmente associado a algum tipo de revolução moral, quando passamos a achar aquele comportamento vergonhoso e não queremos mais ser associados a ele. Ou seja, precisamos chegar no limite de nossa capacidade de suportar um modelo injusto, para sermos capazes de gerar alguma mudança. 

 

Geralmente, com poucas exceções, o ser humano parece preferir atuar nas consequências, ao invés de atuar nas raízes do problema, e isso atinge a todos nós. Hoje, por exemplo, quase toda a atenção do mundo está voltada ao problema com as mudanças climáticas, que por sua vez são um exemplo de consequência da armadilha da pobreza, neste caso da maneira violenta e inconsequente como exploramos nossos recursos naturais e poluímos os continentes e os mares. 

 

Em suma, na raiz de todos os problemas sociais e ambientais contemporâneos está a Armadilha da Pobreza, que aprisiona a todos num modelo de desenvolvimento econômico que deu provas suficientes de ser insustentável e que, paradoxalmente, tem colocado as Pessoas, nossa própria raça humana, em segundo plano.

 

Não podemos mais desperdiçar Tempo em soluções paliativas. Precisamos unir forças no enfrentamento das raízes do problema, com Urgência, mas sem cair no equívoco da Pressa, porque Pressa é Inimiga da Transformação.

 

Tudo isso pode soar como Utopia, mas uma Utopia com pragmatismo é justamente o que precisamos para sermos capazes de construir algo de longo prazo e realmente transformador para a raça humana e para melhoria do ambiente de negócios no mundo.

Precisamos de uma Utopia Pragmática – UP 

A proposta do UP é engajar lideranças da área de sustentabilidade do setor privado num processo continuado de diálogo e discussões objetivas e produtivas sobre como inovar no investimento social e contribuir de forma efetiva em processos de promoção de prosperidade social e econômica de comunidades subestimadas, que projetem um mundo menos desigual e com maiores oportunidades de negócios e de desenvolvimento humano.Este processo continuado será intercalado com a realização de um seminário anual, organizado pelo The Human Project, uma organização social dedicada à construção e disseminação de um modelo sustentável de superação do problema da armadilha da pobreza, em parceria com a Fundação Dom Cabral, através da iniciativa Imagine Brasil, que busca inspirar e mobilizar lideranças de diferentes segmentos da sociedade brasileira para desenvolver e influenciar a implementação de propostas para a prosperidade inclusiva e sustentável do Brasil.O tema de cada seminário anual será focado num aspecto que seja percebido como mais relevante pelos membros da rede Utopia Pragmática, que vai reunir representantes de todas as empresas parceiras, além do The Human Project e da Fundação Dom Cabral, e será seguido por reuniões presenciais trimestrais, para que os membros da UP possam trocar informações, cases, desafios, e possamos ir construindo caminhos possíveis e viáveis de fortalecimento do investimento social corporativo voltado a impacto social.

bottom of page